Este é um pequeno dicionário musical com palavras muito importantes para você entender a linguagem da música. Conhecendo bem esses termos você poderá aproveitar ainda esse seu rimeiro contato com o universo da música sinfônica.
Acorde é o soar simultâneo de duas ou mais notas.
Altura é o parâmetro de um som que indica sua posição na escala, determinada por aquilo que o ouvido capta como a frequência mais fundamental de um som.
Andamento é a indicação da velocidade de execução de uma peça musical.
Arco é o objeto usado para extrair sons de um intrumento de cordas.
Arpejo é a sucessão de notas de um acorde que soam em sequência.
Arranjo é a adaptação de uma composição, normalmente para uma combinação de instrumentos diferente da original.
Baqueta é a denominação do objeto usado, normalmente aos pares, para se tocar os instrumentos de percussão.
Batuta é a haste de madeira usada pelo regente de uma orquestra.
Bocal é o dispositivo gerador de som de alguns instrumentos de sopro que fica numa de suas extremidades em contato com a boca do instrumentista.
Clave é um sinal colocado no início do pentagrama para fixar a altura de uma de suas linhas ou espaços. As claves de fá e de sol são as mais usadas na notação musical.
Compasso é um sinal colocado no início de uma composição ou no decorrer da mesma, indicando a métrica do trecho musical que se segue.
Concerto é termo aplicado no séc. XVII para um conjunto de vozes e de intrumentos, passando depois a indicar uma obra na qual um intrumento solista contrasta com um conjunto orquestral, se referindo também a uma apresentação musical pública.
Concertino é o violinista encarregado de fazer os solos do instrumento nas peças orquestrais.
Contraponto é uma técnica de composição que combina duas ou mais linhas musicais simultâneas, como se fosse uma conversa entre dois ou mais instrumentos.
Copista é o profissional que trabalha com arquivos musicais, copiando, transpondo ou resumindo partituras que serão executadas por músicos de uma orquestra ou conjunto musical.
Cordas é um dos naipes de uma orquestra sinfônica que inclui instrumentos cujas cordas são tangidas por um arco. Do mais agudo para o mais grade, temos o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo.
Densidade é um dos parâmetros do som e que estabelece um maior ou menor número de sons simultâneos.
Duração é o tempo durante o qual se prolonga um som e que constitui o elemento essencial do ritmo.
Escala é uma sequência de notas em ordem de altura ascendente ou descendente. Ela começa ou termina na nota fundamental de um modo ou tonalidade.
Harmonia é a utilização sucessiva de acordes em progressão a partir da combinação de suas notas.
Intensidade é um dos parâmetros do som que indica o grau de força com que um som é produzido.
Maestro é um termo que possui vários sentidos, podendo se referir a um compositor, um professor ou um regente. O mais utilizado é o que indica aquele que rege uma orquestra.
Melodia é uma série organizada de notas musicas de alturas diferentes.
Metais é um dos naipes da orquestra que inclui os intrumentos de sopro vibrados por ação dos lábios num bocal: o trumpete, a trompa, o trombone e a tuba, do mais agudo para o mais grave.
Movimento é o termo aplicado a qualquer parte de uma obra musical que se completa, apresentando um andamento contrastante com as demais partes dessa obra.
Música é a arte e a técnica de combinar sons e silêncios de maneira organizada e coerente.
Opus, que significa obra em grego, é a palavra mais usada para indentificar um grupo de obras na produção de um compositor.
Orquestra é um conjunto organizado que combina instrumentos de cordas com instrumentos de sopro e de percussão, tendo mais de um músico para executar cada parte.
Orquestração é a arte de instrumentar uma obra musical ou a forma com que uma música é arranjada ou composta para orquestra.
Paginista é quem muda as páginas para o pianista, ou outro instrumentista, quando este não tem como fazê-lo pela complexidade da música que está tocando.
A palheta é uma peça fina, normalmente feita de Cana da Índia, utilizada para produzir o som dos instrumentos de madeira. O clarinete usa uma palheta simples. Já o oboé e o fagote utilizam a palheta dupla, com duas folhas dobradas.
Partitura é o nome que se dá à forma escrita ou impressa de uma obra através da notação musical. A partitura que inclui todos os instrumentos de uma determinada composição chama-se grade. A partitura de cada músico é também chamada de parte.
Pentagrama é o conjunto de cinco linhas paralelas no qual escrevem-se as notas musicais sobre, acima e abaixo delas.
Percussão é o naipe da orquestra que agrupa todos os instrumentos, cujo som é produzido com o uso de baquetas ou pelo choque de um corpo contra outro, como tímpanos, caixa, prato de choque, triângulo, bombo e bloco-de-madeira.
Pizzicato, termo que vem do italiano, é a instrução para fazer soar as cordas de um instrumento beliscando-as com as pontas dos dedos.
Pulsação é a unidade abstrata de medida do tempo musical, de forma regular, a partir da qual se estabelecem as relações rítmicas, a cadência ou o tempo de uma música.
Prelúdio é o movimento instrumental destinado a preceder uma obra maior, ou um grupo de peças, partindo normalmente de apenas uma ideia musical.
Regente, ou maestro, é aquele que dirige uma orquestra, utilizando-se da batuta.
Ritmo é a subdivisão de um lapso de tempo em secções perceptíveis.
Sinfonia é uma obra orquestral de grandes dimensões, geralmente composta de três ou quatro movimentos.
Solo é o termo que indentifica, na partitura, uma passagem executada por um só intérprete, que se destaca dos demais.
Sonata é uma peça musical escrita para um solista ou pequeno conjunto, quase sempre instrumental e geralmente em vários movimentos.
Spalla é o principal primeiro-violino de uma orquestra que substitui o maestro em sua ausência e executa os solos de seu instrumento. É também o responsável pela afinação da orquestra e por auxiliar o maestro em questões técnicas.
Suite é o conjunto de peças instrumentais dispostas ordenadamente e destinadas a serem executadas em uma audição ininterrupta.
Timbre é um dos parâmetros do som que nos permite distinguir um instrumento do outro.
Tonalidade é a relação entre as notas a partir de um eixo central chamado tônica.
Trinado é a alternância rápida de uma nota com outra, um tom ou semitom acima ou abaixo.